segunda-feira, 9 de junho de 2008

Superagui

Superagui é uma ilha artificial, cortada pelo canal do Varadouro, aberto em 1953, transformada em Parque Nacional em 1989, e em 1998 foi intitulada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Conta com uma ótima infra-estrutura de pousadas e seus moradores são hospitaleiros. A praia deserta, o passeio de barco pela baia, as trilhas e o fandango são algumas das atrações do Parque.

Em Superagui encontram-se vários ecossistemas como praias, vegetação costeira, mangues e ilhas. Tem a praia deserta com 38 Km de extensão até a barra de Ararapira, já divisa com o estado de São Paulo. É uma praia intocada. A trilha para a praia deserta é uma velha estrada que era utilizada pela empresa Agro-pastoril antes da ilha ser transformada em parque. Ela tem mais ou menos 2,5km extensão.

O mico-leão da cara preta é uma espécie endêmica, ou seja, só existe na ilha de Superagui. Às vezes eles chegam perto da trilha e você pode ter a sorte de avistá-lo. Pode ser vista também a revoada dos papagaios-de-cara-roxa (conhecidos como Chauá) na ilha do Pinheiro sempre à tarde ou ao amanhecer.

Outro ponto que vale a pena visitar é a coroa ou banco de areia, que se forma na entrada da barra. Esse banco é móvel, crescendo para leste e com o tempo ele encosta na ilha das peças, começando mais tarde um novo ciclo. Dentro do banco forma-se uma piscina natural devido à maré alta. Os mangues são berçários naturais de peixes, mariscos e crustáceos. Também é base de sustento para pescadores, pois dali se retira ostras e caranguejos.

E para descontrair, a noite do bar Akdov tem o fandango mais animado da ilha. São tocadas modas para dançar e batidas com tamancos de madeira. Vale a pena ver o seu Alcides dançando sem parar a noite inteira.


Ilha de Superagui


Ciclistas nos 7km de praia


Praias desertas de Superagui

Um comentário:

Sol disse...

o lugar é um paraíso! Vale a pena conhecer.