quinta-feira, 5 de junho de 2008

Morretes

Morretes fica há cerca de 70 km de Curitiba. A viagem pode ser feita de carro, ônibus ou trem. Cidade pacata e tranqüila, reserva muitas surpresas aos turistas.

O turismo de Morretes é bastante diversificados. Há quem desça a serra em busca da culinária típica, o barreado, os aventureiros que descem as corredeiras do Nhundiaquara e também os que buscam o belíssimo artesanato da cidade. Uma peculiaridade da cidade é a farta opção de produtos a base de banana. A iguarias vão de balas, melado e doces até cachaças artesanais, salgadinhos e pratos completos.

Para os aventureiros, há uma trilha que começa na cidade de Quatro Barras e segue até Morretes. É a trilha do Itupava. São aproximadamente 24km, e o percurso demora média de 6 horas de caminhada. Pelo caminho, além da exuberante mata atlântica, existe ainda alguns resquícios das antigas construções, utilizadas pelos trabalhadores que implantaram os trilhos do trem.

A viagem de trem é deslumbrante. Um dos destaques do percurso é a Ponte São João, construída em alvenaria, e que passa sobre um enorme desfiladeiro. O ponto mais elevado do trajeto está perto do Túnel Roça Nova, a 955metros acima do nível do mar. O mais baixo está na estação de Paranaguá, a apenas 5 metros de altitude. O caminho é repleto de cachoeiras, riachos e pedreiras. Do trem pode-se contemplar mais belas paisagens da serra do mar paranaense.
No caminho de volta entre Morretes e Curitiba a melhor opção é retornar pela Estrada da Graciosa, uma das estradas mais bonitas do país. Sua construção, apesar de iniciada em 1646, só foi concluída no século XIX e tem como características uma pista estreita e sinuosa, com piso de paralelepípedos, que fazem um belo ziguzague por toda a vegetação de mata atlântica. As paisagens, admiradas em inúmeros mirantes ao longo do trajeto, incluem cachoeiras, riachos, além de flores e plantas tropicais.


Cachoeiras em Morretes




Estrada da Graciosa



Estação de trem no centro da cidade.

Rio Nhundiaquara, no centro.

Um comentário:

Matéria Pública disse...

Realmente Morretes é uma cidade bonita. Acredito que poucas pessoas, moradoras de Curitiba e região, não visitou morretes para comer o famoso barreado. Para quem não foi, tá perdendo tempo.
Parabéns pelo blog Cris!
BJs!