sábado, 7 de junho de 2008

Itaiacoca

Não é de se impressionar que você não saiba onde fica. Itaiacoca é um distrito de Ponta Grossa e foi criado ainda em 1909. Para bons apreciadores da natureza, os 20km de estrada de poeira e várias porteiras pelo caminho são apenas alguns temperos a mais nessa aventura. A cidade de Ponta Grossa pode ser acessada pela BR-376, conhecida como Rodovia do Café. Saindo de Curitiba, são dois pedágios até a entrada do distrito.

Principal atrativo de Itaiacoca – porém não o único – é a Cachoeira da Mariquinha. A bela queda d´agua, com 30 metros de altura fica em uma propriedade particular, do sr. Antônio Sinigoski, filho da dona Marica, que deu nome à cachoeira. Sr. Antonio cobra uma pequena taxa de visitação (essa taxa pode variar de 1 a 5 reais, dependendo exclusivamente da cara do freguês). Esse valor é utilizado para a conservação da cachoeira, por isso, vale o esforço.

Já dentro da propriedade, é preciso atravessar uma trilha de 600 metros, porém de fácil acesso. Logo se avista os enormes paredões de onde já é possível ouvir o barulho das águas.

A primeira imagem da cachoeira é realmente fascinante e inesquecível. Majestosa e bela, a Mariquinha é a queda do rio Quebra Pedra. Além da vista espetacular, existe ali uma prainha de areia branquíssima. A profundidade do rio varia muito, o que possibilita diversão para crianças e adultos.

Não é difícil presenciar praticantes de rapel na Mariquinha. Embora não haja instrutores nas propriedades próximas, é de extrema importância que o esporte seja praticado com um profissional treinado, visto a altura da queda e os riscos da descida. Porém, quem tem a possibilidade de fazê-lo, garante que a experiência é fantástica.

Cachoeira da Mariquinha.


Quedas menores do rio Quebra-Pedra


"Prainha" aos pés da Cachoeira da Mariquinha.


Praticantes de Rapel.

Nenhum comentário: